Resfriado comum

Definição

O resfriado comum normalmente envolve coriza, congestão nasal e espirro. Você também pode ter dor de garganta, tosse, dor de cabeça ou outros sintomas.

Nomes alternativos

Infecção do trato respiratório superior; Resfriado

Causas, incidência e fatores de risco

Ele é chamado de "resfriado comum" por uma boa razão. Ocorrem mais de um bilhão de resfriados por ano nos Estados Unidos. Você e seus filhos provavelmente terão mais resfriados que qualquer outro tipo de doença.

Os resfriados são o motivo mais comum pelo qual as crianças faltam à escola e os pais ao trabalho. Muitas vezes, os pais são contagiados pelos filhos.

As crianças têm, em média, até oito resfriados por ano. Elas geralmente são contagiadas por outras crianças. Um resfriado pode se espalhar rapidamente por escolas ou creches.

Os resfriados podem ocorrer em qualquer época do ano, mas são mais comuns no inverno ou em épocas de chuva.

O vírus do resfriado pode se espalhar por meio de gotículas finas que são liberadas no ar quando uma pessoa doente espirra, tosse ou assoa o nariz.

Você pode pegar um resfriado se:

As pessoas ficam mais propensas a transmitir a doença durante os 2 ou 3 primeiros dias de um resfriado. O resfriado geralmente não é contagioso após a primeira semana.

Sintomas

Geralmente, os sintomas do resfriado ocorrem 2 ou 3 dias após o contato com o vírus, embora esse período possa demorar até uma semana. Os sintomas afetam mais o nariz.

Os mais comuns são:

Os adultos e as crianças mais velhas geralmente têm menos febre ou não têm febre. Entretanto, as crianças pequenas muitas vezes têm febre de 37,8 °C a 38,8 °C.

Dependendo do vírus que tenha causado o resfriado, você também poderá ter:

Tratamento

Faça bastante repouso e beba muito líquido.

MEDICAMENTOS PARA RESFRIADO

Os medicamentos de venda livre para tosse e resfriado podem ajudar a aliviar os sintomas em adultos e crianças mais velhas. Eles não fazem o resfriado ir embora mais rápido, mas podem ajudá-lo a se sentir melhor.

O uso de medicamentos de venda livre contra a tosse e o resfriado não é recomendado em crianças com menos de 6 anos. Consulte seu médico antes de dar a seu filho qualquer tipo de medicamento de venda livre para a tosse, mesmo que o rótulo informe que é para crianças. Esses medicamentos provavelmente não serão eficazes para crianças, podendo causar muitos efeitos colaterais graves.

ANTIBIÓTICOS

Não devem ser usados antibióticos para tratar o resfriado comum. Eles não ajudam e podem piorar a situação. Secreções nasais espessas amareladas ou verdes ocorrem em um resfriado após alguns dias. Se não melhorarem em 10 a 14 dias, o médico poderá prescrever antibióticos.

OUTROS MEDICAMENTOS

As novas drogas antivirais usadas para aliviar os sintomas da gripe não ajudam a reduzir os sintomas do resfriado.

TRATAMENTOS ALTERNATIVOS

Os tratamentos alternativos que têm sido usados para resfriados incluem:

A canja de galinha é usada para tratar o resfriado comum há séculos. Ela realmente pode ajudar. O calor, o líquido e o sal podem ajudar você a combater a infecção.

A vitamina C é um remédio popular para o resfriado comum. Pesquisas mostram que ela não previne o resfriado na maioria dos adultos, mas as pessoas que tomam vitamina C regularmente parecem ter resfriados mais curtos e sintomas mais brandos. Tomar vitamina C após pegar um resfriado não será útil.

Suplementos de zinco tomados por pelo menos 5 dias podem reduzir o risco de pegar o resfriado comum. Tomar um suplemento de zinco 24 horas depois de sentir os primeiros sintomas pode tornar os sintomas mais brandos e fazê-los desaparecer mais rapidamente.

A equinácea é uma erva conhecida como um meio natural de evitar resfriados e a gripe e tornar os sintomas menos graves. Contudo, estudos de alta qualidade falharam em demonstrar que essa erva ajuda a prevenir ou tratar resfriados.

Tratamentos alternativos são seguros para a maioria das pessoas. No entanto, alguns tratamentos alternativos podem causar efeitos colaterais ou reações alérgicas. Por exemplo, algumas pessoas são alérgicas à equinácea. Ervas e suplementos também podem alterar o funcionamento de outros medicamentos. Fale com um médico antes de tentarem tratamento alternativo.

Expectativas (prognóstico)

A secreção nasal pode ficar mais espessa e adquirir uma coloração amarela ou verde dentro de alguns dias. Isso é normal e não é motivo para tomar antibióticos

Na maioria dos casos, os sintomas do resfriado passam em uma semana. Se você ficar doente por mais de 7 dias, fale com seu médico para excluir a possibilidade de infecção nos seios nasais, alergias ou outro problema médico.

Complicações

Para as crianças com asma, os resfriados são os desencadeadores mais comuns dessa doença.

Um resfriado também pode causar:

Ligando para o médico

Primeiro, tente tratar o resfriado em casa. Ligue para o médico se:

Prevenção

Estas são cinco maneiras comprovadas de diminuir as chances de ficar doente:

O sistema imunológico ajuda o seu corpo a combater a infecção. A seguir, seis maneiras de ajudar o sistema imunológico:

Referências

Turner RB. The common cold. In: Mandell GL, Bennett JE, Dolin R, eds. Principles and Practice of Infectious Diseases. 7th ed. Philadelphia, Pa: Elsevier Churchill Livingstone; 2009:chap 53.

Simasek M, Blandino DA. Treatment of the common cold. American Family Physician. Feb 2007:75(4).

Shah SA, Sander S, White CM, Rinaldi M, Coleman CI. Evaluation of echinacea for the prevention and treatment of the common cold: a meta-analysis. Lancet Infect Dis. 2007;7(7):473-80.

Hemilä H, Chalker E, Douglas B. Vitamin C for preventing and treating the common cold. Cochrane Database of Systematic Reviews 2007, Issue 3. Art. No.: CD000980.

Singh M, Das RR. Zinc for the common cold. Cochrane Database of Systematic Reviews 2011, Issue 2. Art. No.: CD001364.


Reveja Data: 1/31/2015
Avaliado por: Linda J. Vorvick, MD, medical director and director of didactic curriculum, MEDEX Northwest Division of Physician Assistant Studies, Department of Family Medicine, UW Medicine, School of Medicine, University of Washington, Seattle, WA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com