Mononucleose

Definição

A mononucleose é uma infecção viral que causa febre, dor de garganta e glândulas linfáticas inchadas, principalmente no pescoço.

Consulte também: Mononucleose infecciosa (infecção aguda por citomegalovírus)

Nomes alternativos

Doença do beijo

Causas, incidência e fatores de risco

A mononucleose é frequentemente transmitida pela saliva e pelo contato íntimo. É conhecida como "doença do beijo" e ocorre mais com frequência entre 15 e 17 anos. Entretanto, a infecção pode se desenvolver em qualquer idade.

A mononucleose em geral está ligada ao vírus Epstein-Barr (EBV), mas também pode ser causada por outros organismos como o citomegalovírus (CMV).

Sintomas

A mononucleose pode começar lentamente com fadiga, mal-estar geral, dor de cabeça e dor de garganta. A dor de garganta piora lentamente. As amígdalas incham e desenvolvem uma placa branca amarelada. Os linfonodos do pescoço ficam frequentemente inchados e dolorosos.

Uma erupção rosa, semelhante ao sarampo, pode aparecer, principalmente se você tomar os medicamentos ampicilina ou amoxicilina para a infecção de garganta. (NÃO devem ser administrados antibióticos sem um exame positivo para estreptococo.)

Os sintomas da mononucleose incluem:

Os sintomas menos frequentes incluem:

Sinais e testes

Durante o exame físico, o médico pode encontrar linfonodos inchados na região frontal ou posterior do pescoço, bem como amígdalas inchadas com uma placa branca amarelada.

O médico também pode sentir que o fígado ou o baço estão inchados ao apalpar sua barriga. Pode haver uma erupção cutânea.

Os exames de sangue muitas vezes revelam uma contagem de leucócitos mais alta do que o normal e glóbulos brancos de aparência estranha, chamados de linfócitos atípicos, são vistos quando o sangue é examinado em um microscópio. Linfócitos atípicos e exames alterados da função hepática são característicos da doença.

Tratamento

O objetivo do tratamento é aliviar os sintomas. Medicamentos como esteroides (prednisona) e antivirais (como o aciclovir) têm pouco ou nenhum benefício.

Para aliviar os sintomas comuns:

Você também deve evitar esportes de contato enquanto o baço estiver aumentado (para evitar uma ruptura).

Expectativas (prognóstico)

A febre normalmente diminui em 10 dias, e as glândulas linfáticas e o baço se recuperam em 4 semanas. A fadiga geralmente desaparece em algumas semanas, mas pode durar 2 ou 3 meses.

Complicações

Ligando para o médico

Os sintomas iniciais da mononucleose são muito parecidos aos de uma virose típica. Não é necessário consultar um médico a menos que os sintomas durem mais de 10 dias ou se você desenvolver o seguinte:

Ligue para 192 ou vá para o pronto-socorro se desenvolver:

Prevenção

As pessoas com mononucleose podem ser contagiosas enquanto apresentarem os sintomas e por mais alguns meses depois. O tempo durante o qual uma pessoa com a doença é contagiosa varia. O vírus pode viver por várias horas fora do corpo. Evite beijar ou compartilhar utensílios se você ou alguém próximo tiver mononucleose.

Referências

Johannsen EC, Kaye KM. Epstein-Barr virus (infectious mononucleosis, Epstein-Barr virus-associated malignant diseases, and other diseases). In: Mandell GL, Bennett JE, Dolin R, eds. Principles and Practice of Infectious Diseases. 7th ed. Philadelphia, Pa: Elsevier Churchill Livingstone; 2009:chap 139.

Caserta MT, Flores AR. Pharyngitis. In: Mandell GL, Bennett JE, Dolin R, eds. Principles and Practice of Infectious Diseases. 7th ed. Philadelphia, Pa: Elsevier Churchill Livingstone; 2009:chap 54.


Reveja Data: 5/15/2012
Avaliado por: Linda J. Vorvick, MD, Medical Director and Director of Didactic Curriculum, MEDEX Northwest Division of Physician Assistant Studies, Department of Family Medicine, UW Medicine, School of Medicine, University of Washington. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M. Health Solutions, Ebix, Inc.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com