Síndrome do túnel carpal

Definição

A síndrome do túnel carpal é uma pressão no nervo médio - o nervo do punho que fornece sensação e movimento para partes da mão. Ela pode levar a dormência, formigamento, fraqueza ou danos musculares na mão e nos dedos.

Nomes alternativos

Disfunção do nervo mediano; Síndrome do túnel do carpo

Causas, incidência e fatores de risco

O nervo mediano fornece sensação e movimento ao lado da mão onde está o polegar (a palma, o polegar, o indicador, o dedo médio e para o lado do dedo anular mais próximo do polegar).

A região do punho por onde os nervos chegam até a mão é chamada de túnel carpal. Esse túnel normalmente é estreito, de modo que qualquer edema pode pinçar o nervo e causar dor, dormência, formigamento ou fraqueza. Isso é chamado de síndrome do túnel carpal.

A síndrome do túnel carpal é comum em pessoas que realizam movimentos repetitivos com as mãos e os punhos. Digitar em um teclado de computador é provavelmente a causa mais comum de síndrome do túnel carpal. Outras causas incluem:

A doença ocorre com mais frequência em pessoas entre 30 e 60 anos , sendo mais comum em mulheres do que em homens.

Uma série de problemas médicos estão associados à síndrome do túnel carpal, inclusive:

Sintomas

Sinais e testes

Durante o exame físico, o médico pode encontrar:

Os testes incluem:

Tratamento

Você pode experimentar usar uma férula durante a noite por várias semanas. Se não melhorar, pode ser necessário experimentar usar a férula durante o dia. Evite dormir sobre seus punhos. Compressas quentes e frias também podem ser recomendadas.

Existem muitas mudanças que você pode fazer no seu lugar de trabalho para reduzir o estresse sobre seus punhos:

MEDICAMENTOS

Os medicamentos usados no tratamento da síndrome do túnel carpal incluem anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) como o ibuprofeno ou o naproxeno. Injeções de corticoides aplicadas na região do túnel carpal podem aliviar os sintomas por algum tempo.

CIRURGIA

A liberação do túnel carpal é um procedimento cirúrgico que corta o ligamento que está pressionando o nervo. A cirurgia é bem-sucedida na maioria das vezes, mas depende de por quanto tempo o nervo foi comprimido e da gravidade dessa compressão.

Expectativas (prognóstico)

Os sintomas frequentemente melhoram com o tratamento, mas mais de 50% dos casos acabam exigindo cirurgia. Em muitos casos, a cirurgia é bem-sucedida, mas a recuperação pode durar meses.

Complicações

Quando a doença é tratada adequadamente, em geral não há complicações. Quando não é tratada, o nervo pode ser lesado, provocando fraqueza, dormência e formigamento permanentes.

Ligando para o médico

Marque uma consulta com seu médico se:

Prevenção

Evite ou reduza o número de movimentos repetitivos do punho sempre que possível. Use ferramentas e equipamento que tenham sido projetados corretamente para reduzir o risco de danos ao punho.

Utensílios ergonômicos como teclados em duas partes, bandejas de teclado, apoios para digitar e férulas para o punho podem ser usados para melhorar a postura do punho ao digitar. Faça pausas frequentes ao digitar e sempre pare se sentir formigamento ou dor.

Referências

Jarvik JG, Comstock BA, Kliot M, Turner JA, Chan L, Heagerty PJ, et al. Surgery versus non-surgical therapy for carpal tunnel syndrome: a randomized parallel-group trial. Lancet. 2009;374(9695):1074-1081.

Keith MW. American Academy of Orthopaedic Surgeons clinical practice guidelines on the diagnosis of carpal tunnel syndrome. J Bone Joint Surg Am. 2009;91(10):2478-2479.

Keith MW. American Academy of Orthopaedic Surgeons clinical practice guidelines on the treatment of carpal tunnel syndrome. J Bone Joint Surg Am. 2009;91(1):218-219.


Reveja Data: 5/15/2014
Avaliado por: C. Benjamin Ma, MD, Assistant Professor, Chief, Sports Medicine and Shoulder Service, UCSF Department of Orthopaedic Surgery, San Francisco, CA. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com