Hemorroidas

Definição

Hemorroidas são veias inchadas e dolorosas na parte inferior do reto ou do ânus.

Nomes alternativos

Nódulo retal; Nódulo no reto

Causas, incidência e fatores de risco

As hemorroidas são muito comuns, principalmente durante a gestação e após o parto. Elas resultam do aumento da pressão nas veias do ânus. A pressão faz com que as veias inchem, tornando-as doloridas, especialmente quando você está sentado.

A causa mais comum é o esforço durante as evacuações.

As hemorroidas podem ser causadas por:

As hemorroidas podem estar dentro ou fora do corpo.

Sintomas

Os sintomas das hemorroidas incluem:

Sinais e testes

Geralmente, o médico pode diagnosticar hemorroidas simplesmente examinando a região anal. Se necessário, os exames que podem ajudar a diagnosticar o problema incluem:

Tratamento

O tratamento para hemorroidas inclui:

Loção feita da casca de hamamélis (aplicada com cotonetes) pode reduzir o prurido. Outros cuidados para reduzir a coceira incluem:

Banhos de assento podem ajudá-lo a se sentir melhor. Sente-se em água morna por 10 a 15 minutos.

Se as hemorroidas não melhorarem com tratamentos caseiros, você pode precisar de uma espécie de tratamento com calor para diminuir as hemorroidas. Ele é chamado de coagulação infravermelha. Isso pode ajudar a evitar a cirurgia.

A cirurgia que pode ser realizada para o tratamento de hemorroidas inclui ligadura elástica ou hemorroidectomia. Esses procedimentos geralmente são usados em pacientes com dor ou hemorragia grave que não responderam a outros tratamentos.

Complicações

O sangue na veia inchada pode formar coágulos e o tecido ao redor pode secar. Geralmente é necessária cirurgia para remover hemorroidas com coágulos.

Também pode ocorrer hemorragia grave. A anemia por deficiência de ferro pode ser ocasionada pela perda de sangue a longo prazo. No entanto, não é comum ocorrer uma hemorragia significativa das hemorroidas.

Ligando para o médico

Consulte seu médico caso os sintomas das hemorroidas não melhorem com o tratamento caseiro. Você também deve consultar caso apresente hemorragia retal. Talvez o médico precise verificar se há outras causas mais graves para a hemorragia.

Ligue para 192 se perder muito sangue, se estiver com hemorragia e sentir vertigem, tontura ou fraqueza.

Prevenção

A constipação e o esforço durante a evacuação aumentam o risco de hemorroidas. Para evitar a constipação e as hemorroidas, você deve:

Referências

Nelson H, Cima RR. Anus. In: Townsend CM, Beauchamp RD, Evers BM, Mattox KL, eds. Sabiston Textbook of Surgery. 18th ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2007:chap 51.

Sneider EB, Maykel JA. Diagnosis and management of symptomatic hemorrhoids. Surg Clin North Am. 2010 Feb;90(1):17-32, Table of Contents.


Reveja Data: 4/23/2013
Avaliado por: Joshua Kunin, MD, Consulting Colorectal Surgeon, Zichron Yaakov, Israel. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Bethanne Black, and the A.D.A.M. Editorial team.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
adam.com